sábado, 4 de fevereiro de 2012

Confira nossa conversa com Vanessa Costta, baterista profissional e líder do Ministério Tenda Jovem

Vanessa Costta é uma das poucas bateristas profissionais do segmento gospel. Esbanjando simplicidade e carisma, esta carioca de 29 anos, carrega o peso da responsabilidade de ser exemplo para milhares de meninas, que tomam como referência o seu talento para começar a tocar.

Vanessa, há quase dez anos, faz parte do Tenda dos adoradores, ministério de louvor que possui quatro CDs gravados. Ela ainda lidera a banda Tenda Jovem, que é a rede de jovens da Tenda dos adoradores e participou da produção musical do primeiro CD do grupo - Radicais por Cristo.

Em entrevista exclusiva para o Supergospel ela falou um pouco sobre o seu instrumento, seu ministério e seus planos para 2012.

Supergospel - Como foi seu início na música e, mais especificamente, tocando bateria?

Desde criança, aos 8 anos, quando comecei a freqüentar a igreja, logo comecei a tocar bateria e não parei mais de ministrar. Deus tem me levado em lugares que nunca imaginei estar. Acredito fielmente que Ele quer o melhor pra mim. Tudo que renuncio, que deixo de fazer pelo meu próprio desejo é por amor a Deus. Sempre digo a quem me pergunta que não só toco bateria naquele exato momento, mas eu me entrego totalmente para o que Deus quer fazer.

Eu apenas o adoro como qualquer um que esta naquele lugar pode adorá-lo. Se você esperar alguém perfeito, certamente ficará desapontado. Não há nenhum ser humano na terra que seja perfeito. Ter uma posição de liderança na igreja ou em banda significa, sim, dizer que as pessoas olham para nós como modelos, exemplos. A vantagem é que se fizermos bem, encorajaremos muitas pessoas; o lado negativo é que, se falhamos de alguma forma, acabamos por potencializar o desencorajamento em muitos também. Hoje para a Glória de Deus tenho a honra de ser endorsee de pratos da krest cymbals e de baquetas C.Ibanez.

Supergospel - Como foi, pela primeira vez, fazer a Produção Musical da sua Banda? Quais as dificuldades que você enfrentou e qual aprendizado que você pode deixar?

Nestes dez anos de Tenda dos Adoradores, e até antes disso, sempre curti estar nos estúdios gravando e observando como os produtores faziam e no dia a dia convivendo com grandes amigos músicos aprendi muitas coisas.

Tive a oportunidade de dirigir todo esse projeto desde a Produção Musical até a escolha do layout da capa e foi uma experiência sobrenatural.

Supergospel - Em relação à música gospel que existe no mercado hoje, você curte alguma banda ou ministério?

Jeremy Camp, Skillet, Casting Crowns, Kutless, Third Day, Delirious, Santa Geração, Antonio Cirilo, Ludmila Ferber e Asaph Borba, entre outros.

Supergospel - A sua banda, Tenda Jovem, acaba de lançar dois clipes oficiais produzido pela "Asas Produções", uma das maiores produtoras de vídeo do Pais. Como foi esse projeto?

Eu e meu esposo, Renato Araujo, conhecemos o Vlad, da Asas Produções, desde 2009, muito antes dele explodir na mídia e, na ocasião, começamos uma grande amizade que facilitou o desenvolvimento para criação dos nosso Clipes, que são "Geração que diz não ao Pecado" e "Muito Mais". Esse entrosamento facilitou o resultado da produção e a repercussão desses vídeos tem sido excelente na Mídia Gospel.

Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o Myspace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia e Como você esta tratando a sua Identidade Visual?

Hoje em dia as redes sociais e mídias eletrônicas são muito importantes para o desenvolvimento de qualquer segmento e, no meu caso já há muitos anos, eu tenho valorizado muito essa questão.

Para vocês terem uma idéia, além de todo trabalho que tenho junto às mídias sociais, eu tenho uma toy exclusiva minha, ou seja, uma bonequinha criada pelo design Fabrício Falco, de Curitiba, para mim. Geralmente, onde chego para Ministrar com minha banda, sempre encontro pessoas que já me conheciam através das mídias sociais.

Supergospel - Como é a repercussão nas igrejas quando as pessoas vêem que é uma mulher que esta tocando bateria e você acha que ainda existe preconceito com relação à mulher tocar bateria, por ser um instrumento geralmente tocado por Homens?

Geralmente quando chego o pessoal se espanta um pouco. A maioria imagina que sou a cantora ou no máximo a pianista, mas quando vêem que sou a baterista, quase sempre os pastores gostam demais, falam de púlpito isso e incentivam as meninas da igreja a tocarem. E o mais legal de tudo é que, quando acabo de ministrar, além das meninas que vem me pedir conselhos e dicas de como começar a tocar, eu também recebo um carinho muito grande das crianças, que sempre pedem minha baqueta ou querem tirar uma foto.

Sinto que a forma com que eu toco atrai os pequeninos e motivam-nos também e, sinceramente, não vejo muito preconceito dos homens não, pelo contrário, acho que o mercado esta aberto para as mulheres que queiram tocar bateria, guitarra, baixo e os demais instrumentos que geralmente são tocados pelos meninos.

Supergospel - Quais os seus planos para 2012?

Esse ano a Tenda dos Adoradores completa 10 anos de ministério e temos vários projetos em comemoração. Além disso, continuarei liderando a Tenda Jovem, que é a Rede de Jovens do Ministério Tenda dos adoradores.

Quero continuar alcançando o Brasil com a palavra de Deus para levantar adoradores e ser referência para as mulheres que sentem o chamado de Deus para tocarem um instrumento e que, através da minha vida, novas levitas surjam no cenário gospel nacional.

Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores?

Quero incentivar a você mulher, a aprender um instrumento, deixar Deus usar a sua vida e assim como um dia eu respondi o chamado de Deus e nos últimos anos eu tenho sido instrumento de benção para a minha geração, você também pode se tornar, na presença de Deus, um vaso a ser moldado, ao gosto do oleiro.

Posteriormente o reconhecimento se tornará apenas uma das conseqüências.

Muito Obrigado a todos da Supergospel! Que Deus Abençoe vocês!

Contatos:
Telefone: (21)78319202 id 83*59111 (24)81253935 Nova Agencia Gospel
twitter: @vanessa_costta
Facebook: www.facebook.com/tendajovem
Myspace: www.myspace.com/bandatendajovem
Youtube: www.youtube.com/bandatendajovem
Site: http://www.tendadosadoradores.com.br/site.asp

Fonte: Supergospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO PERCAM ESTA!!! OS MELHORES CURSOS ONLINE.