sábado, 4 de fevereiro de 2012

Confira nossa conversa com Vanessa Costta, baterista profissional e líder do Ministério Tenda Jovem

Vanessa Costta é uma das poucas bateristas profissionais do segmento gospel. Esbanjando simplicidade e carisma, esta carioca de 29 anos, carrega o peso da responsabilidade de ser exemplo para milhares de meninas, que tomam como referência o seu talento para começar a tocar.

Vanessa, há quase dez anos, faz parte do Tenda dos adoradores, ministério de louvor que possui quatro CDs gravados. Ela ainda lidera a banda Tenda Jovem, que é a rede de jovens da Tenda dos adoradores e participou da produção musical do primeiro CD do grupo - Radicais por Cristo.

Em entrevista exclusiva para o Supergospel ela falou um pouco sobre o seu instrumento, seu ministério e seus planos para 2012.

Supergospel - Como foi seu início na música e, mais especificamente, tocando bateria?

Desde criança, aos 8 anos, quando comecei a freqüentar a igreja, logo comecei a tocar bateria e não parei mais de ministrar. Deus tem me levado em lugares que nunca imaginei estar. Acredito fielmente que Ele quer o melhor pra mim. Tudo que renuncio, que deixo de fazer pelo meu próprio desejo é por amor a Deus. Sempre digo a quem me pergunta que não só toco bateria naquele exato momento, mas eu me entrego totalmente para o que Deus quer fazer.

Eu apenas o adoro como qualquer um que esta naquele lugar pode adorá-lo. Se você esperar alguém perfeito, certamente ficará desapontado. Não há nenhum ser humano na terra que seja perfeito. Ter uma posição de liderança na igreja ou em banda significa, sim, dizer que as pessoas olham para nós como modelos, exemplos. A vantagem é que se fizermos bem, encorajaremos muitas pessoas; o lado negativo é que, se falhamos de alguma forma, acabamos por potencializar o desencorajamento em muitos também. Hoje para a Glória de Deus tenho a honra de ser endorsee de pratos da krest cymbals e de baquetas C.Ibanez.

Supergospel - Como foi, pela primeira vez, fazer a Produção Musical da sua Banda? Quais as dificuldades que você enfrentou e qual aprendizado que você pode deixar?

Nestes dez anos de Tenda dos Adoradores, e até antes disso, sempre curti estar nos estúdios gravando e observando como os produtores faziam e no dia a dia convivendo com grandes amigos músicos aprendi muitas coisas.

Tive a oportunidade de dirigir todo esse projeto desde a Produção Musical até a escolha do layout da capa e foi uma experiência sobrenatural.

Supergospel - Em relação à música gospel que existe no mercado hoje, você curte alguma banda ou ministério?

Jeremy Camp, Skillet, Casting Crowns, Kutless, Third Day, Delirious, Santa Geração, Antonio Cirilo, Ludmila Ferber e Asaph Borba, entre outros.

Supergospel - A sua banda, Tenda Jovem, acaba de lançar dois clipes oficiais produzido pela "Asas Produções", uma das maiores produtoras de vídeo do Pais. Como foi esse projeto?

Eu e meu esposo, Renato Araujo, conhecemos o Vlad, da Asas Produções, desde 2009, muito antes dele explodir na mídia e, na ocasião, começamos uma grande amizade que facilitou o desenvolvimento para criação dos nosso Clipes, que são "Geração que diz não ao Pecado" e "Muito Mais". Esse entrosamento facilitou o resultado da produção e a repercussão desses vídeos tem sido excelente na Mídia Gospel.

Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o Myspace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia e Como você esta tratando a sua Identidade Visual?

Hoje em dia as redes sociais e mídias eletrônicas são muito importantes para o desenvolvimento de qualquer segmento e, no meu caso já há muitos anos, eu tenho valorizado muito essa questão.

Para vocês terem uma idéia, além de todo trabalho que tenho junto às mídias sociais, eu tenho uma toy exclusiva minha, ou seja, uma bonequinha criada pelo design Fabrício Falco, de Curitiba, para mim. Geralmente, onde chego para Ministrar com minha banda, sempre encontro pessoas que já me conheciam através das mídias sociais.

Supergospel - Como é a repercussão nas igrejas quando as pessoas vêem que é uma mulher que esta tocando bateria e você acha que ainda existe preconceito com relação à mulher tocar bateria, por ser um instrumento geralmente tocado por Homens?

Geralmente quando chego o pessoal se espanta um pouco. A maioria imagina que sou a cantora ou no máximo a pianista, mas quando vêem que sou a baterista, quase sempre os pastores gostam demais, falam de púlpito isso e incentivam as meninas da igreja a tocarem. E o mais legal de tudo é que, quando acabo de ministrar, além das meninas que vem me pedir conselhos e dicas de como começar a tocar, eu também recebo um carinho muito grande das crianças, que sempre pedem minha baqueta ou querem tirar uma foto.

Sinto que a forma com que eu toco atrai os pequeninos e motivam-nos também e, sinceramente, não vejo muito preconceito dos homens não, pelo contrário, acho que o mercado esta aberto para as mulheres que queiram tocar bateria, guitarra, baixo e os demais instrumentos que geralmente são tocados pelos meninos.

Supergospel - Quais os seus planos para 2012?

Esse ano a Tenda dos Adoradores completa 10 anos de ministério e temos vários projetos em comemoração. Além disso, continuarei liderando a Tenda Jovem, que é a Rede de Jovens do Ministério Tenda dos adoradores.

Quero continuar alcançando o Brasil com a palavra de Deus para levantar adoradores e ser referência para as mulheres que sentem o chamado de Deus para tocarem um instrumento e que, através da minha vida, novas levitas surjam no cenário gospel nacional.

Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores?

Quero incentivar a você mulher, a aprender um instrumento, deixar Deus usar a sua vida e assim como um dia eu respondi o chamado de Deus e nos últimos anos eu tenho sido instrumento de benção para a minha geração, você também pode se tornar, na presença de Deus, um vaso a ser moldado, ao gosto do oleiro.

Posteriormente o reconhecimento se tornará apenas uma das conseqüências.

Muito Obrigado a todos da Supergospel! Que Deus Abençoe vocês!

Contatos:
Telefone: (21)78319202 id 83*59111 (24)81253935 Nova Agencia Gospel
twitter: @vanessa_costta
Facebook: www.facebook.com/tendajovem
Myspace: www.myspace.com/bandatendajovem
Youtube: www.youtube.com/bandatendajovem
Site: http://www.tendadosadoradores.com.br/site.asp

Fonte: Supergospel

Jotta A se prepara para lançamento do CD Essência, pela Central Gospel Music

Foi no dia 19 de dezembro, quando acontecia um megaevento na cidade de Fortaleza (CE), a Cruzada Vida vitoriosa para você, que foi anunciada a contratação do cantor Jotta A pela Central Gospel Music.

Desde então, a gravadora vem trabalhando para o lançamento de um dos CD s mais esperados de 2012.

Essência foi gerado sob holofotes e grande expectativa, tanto por parte de Jotta A quanto pelo público. A Central Gospel Music realizou ações via Twitter, envolvendo todos os seus seguidores e admiradores do cantor.

Uma delas, era para tentar descobriro título do álbum baseando-se nas dicas que eram twittadas ao longo da semana. A promoção ganhou grande repercussão na mídia, fazendo com que vários sites evangélicos divulgassem a iniciativa. A mobilização foi tão intensa, que o nome do álbum foi para o TrendingTopics.

Outra iniciativa da gravadora foi para a escolha da música de trabalho do CD Essência por meio de uma enquete promovida no Twitter. Entre as canções O extraordinário e Estou contigo, o público escolheu a primeira opção. A grande campeã da enquete recebeu 1.117 votos, representando 63% do total. Mais de 1.600 pessoas participaram da votação e cerca de 7 mil acessaram a enquete para acompanhar o resultado, segundo o contador do site twtpool.

E não foram somente os brasileiros que ajudaram na decisão da música de trabalho de Jotta A, pois o site também identificou votos de pessoas de Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, França e Noruega.

Jotta A alcançou um público além do evangélico. Desde que teve seu talento revelado no quadro Talentos Kids do programa Raul Gil (SBT), onde conquistou a nota máxima dos jurados, o cantor também tem sido elogiado pela mídia secular.

Jotta A já participou do programa Esquenta, de Regina Casé, e de um especial de fim de ano com a Xuxa, ambos da Rede Globo. Ao falar de sua expectativa para o lançamento do CD, Jotta A demonstrou grande alegria. "Espero que seja bênção para os lares, para as famílias mesmo, e que atenda bem ao que estamos esperando".

Jotta A é sempre participativo no que se diz respeito ao seu primeiro trabalho pela Central Gospel Music. O jovem esteve atento na escolha das músicas, capa, produção e até roteiro para os clipes. Inclusive, para gravar o vídeo "Estou contigo", música de sua autoria, Jotta A aprendeu na hora a fazer algumas notas no piano. "Eu que dei a ideia de colocar um piano na cena. Foi difícil entrar com ele, mas deu tudo certo no final. Até gostei de aprender a tocar umas notas", disse sorrindo.

O CD Essência tem 15 músicas, entre elas, o sucesso "Agnus Dei", de Michael W. Smith,e duas canções compostas por Jotta A: "Estou contigo" e "Quem sou eu".

A produção dos clipes, "O extraordinário" e "Estou contigo", é assinada por Vlad, da Asas Produções.

Os vídeos e o álbum serão lançados oficialmente no programa Vitória em Cristo, do Pr. Silas Malafaia, no dia 11 de fevereiro.
fonte. super gospel

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ministério de Thalles Roberto esclarece sobre denúncia de superfaturamento

O site RenattoManga.com publicou, no dia 17 de Janeiro, sobre a denúncia de superfaturamento no evento Reveillon gospel, que aconteceu em Manaus, no último dia 31/12.

Thalles Roberto, um dos nomes mais populares da música gospel na atualidade, foi a atração principal da noite. Vale ressaltar que, primeiramente, a denúncia foi noticiada no portal UOL. Tudo gira em torno da quantia que a prefeitura teria pago ao ministério do Thalles. Leia a matéria completa e entenda o caso - AQUI!

Contudo, a equipe do site entrou em contato com Doninha, que é o responsável por administrar o ministério de Thalles Roberto, afim de esclarecer o que realmente aconteceu nas negociações. "Acreditamos que dessa forma, a imparcialidade dessa reportagem será garantida e os dois lados estarão tendo a oportunidade de se declararem", comenta Renatto Manga.

Confira abaixo a nota divulgada por Doninha:

"Em primeiro lugar, quero deixar claro que nossa prioridade é levar o evangelho de nosso Senhor Jesus, isso esta acima de qualquer condição, pois o chamado é maior que nossa vida.

Tudo começou com um telefonema por parte de um jornalista afim de que comentássemos sobre valores cobrados de cachê quando fechamos um evento com apoio do poder público, porém, creio que seja algo muito anti-ético abrir valores para quem não está interessado em contratar um evento e apenas quer especular.

Existem eventos que fechamos gratuitamente, e existem eventos que fechamos com valores signficativos, até mesmo porque tudo depende do custo que teremos em relação ao evento.
Lembrando que hoje vivemos disso, mais de 15 famílias ligadas diretamente ao ministério e que trabalham em prol do mesmo. No caso do evento motivo da reportagem, houve uma empresa intermediária, aprovada através de licitação pela prefeitura, e esta mesma empresa nos contratou, ou seja, em nenhum momento, qualquer contato e ou vínculo direto com a prefeitura; apenas fechamos com a empresa licitada pela prefeitura.

Nosso critério de valores foi um cachê dobrado, até mesmo porque é comum, tanto no meio gospel, quanto no secular, em eventos de reveillon, trabalhar com valores maiores, e isso não é superfaturar, afinal é algo justo, uma vez que você está deixando toda sua familia em um dia especial e também tem custos elevados.

Ficamos tristes com a reportagem, pois foi alegado que recebemos valores extremamente acima do combinado, o que de fato não cocorreu. Se alguém agiu de má fé ou superfaturou alguma coisa, tenho certeza que não fomos nós, até mesmo porque não precisamos trabalhar de forma errada para ter nosso suprimento. Por outro lado, fico tranquilo, pois Deus sabe que em todos os eventos buscamos ser corretíssimos, e que precisamos de recursos para honrar nossos compromissos, mas acima de qualquer quantia temos a benção de Deus, e isso ninguém pode quesionar. Ou seja, durmo tranquilo, pois sei de nossa idoneidade".

Doninha

FonteRenattoManga.com

apoio.super gospel

CD Revolução - Ton Carfi

Ton Carfi, sem dúvida, é uma das principais referências do nosso louvor urbano e REVOLUÇÃO inaugura uma nova fase da sua carreira.

Quando ouvi pela primeira vez o teaser do disco, divulgada pela Bro Produções, falei: Woooow!! Esse disco promete!!

Fiquei surpreso quando o ouvi pela primeira vez, podemos defini-lo como Pop, Soul, Alternativo... A parceria com o produtor Jamba deu super certo. Sinceramente, tenho que dizer nesse CD Ton Carfi mostra sua verdadeira identidade musical.

Carfi apresenta seu novo e os novos talentos – e promessas – da música cristã nacional como Maria & Talita, Salomão do Reggae e o rapper Cacau – além de fazer uma bela parceria com Luiz Arcanjo.

O projeto gráfico, baseado nos anos 80, foi criada por Douglas Wolf que, em entrevista ao Gospel Beat, revelou qual foi o conceito da capa. [Clique aqui para ver a matéria sobre a Identidade Visual] “A escolha dos anos 80 como referência foi devido a proposta de design que havia nessa época, eu não vivi essa época (risos), e tive que pesquisar bastante, o design daquela época é marcante até hoje, 30 anos depois. E pesquisando fui chegando no link entre o design e a proposta musical do projeto. A idéia era apresentar essa nova identidade do Ton, algo que mostrasse a qualidade musical dele, a personalidade dele, que é uma pessoa bem pra cima, bem alegre e passa isso para quem esta a sua volta, sua inteligência, sua historia musical…”, diz Wolf.

Agora falando do conteúdo da embalagem...

A electro pop – rock REVOLUÇÃO abre o disco recheada de riffs de guitarra que, junto com os sintetizadores, faz um ótimo incremento nas batidas. O groove é incrível. A interpretação também ficou legal. A música é divertida, apesar de ser um protesto contra todo tipo de corrupção dentro das igrejas. “Fazemos parte de uma nova e santa geração”... #REVOLUÇÃO

EU SÓ QUERO SER TEU é uma linda declaração de amor, entrega e o reconhecimento de que, sem a graça de Deus, não somos, nem podemos nada. A harmonia ficou bela, formada por alguns acordes de piano, leves sintetizadores e batida "grudenta” - os claps ficam martelando por alguns segundos na cabeça. O que mais curti na melodia foram os sintetizadores do background, o efeito ficou incrível. “Eu só quero ser teu, Deus da minha vida, pra sempre vou te amar”.

Depois de declarar seu amor incondicional pelo Senhor, Carfi chama a galera pra pista, com a swingada NOSSA FESTA, onde ele aborda a realidade (e dificuldades) que (quase todos nós) enfrentamos diariamente. Apesar dos problemas somos felizes porque Jesus nos sustenta. Não tem como ficar parado ouvindo esse som; a fusão de ragga, reggaeton e r & b ficou sinistra. Não posso deixar de citar a participação de Salomão do Reggae, que contribuiu muito para manter a vibe na terceira estrofe. Posso dizer que esse cara ainda vai "fazer muito barulho" no reggae nacional.

Tenho que dizer que, quando ouvi pela primeira vez CHORO DE UMA CRIANÇA, lágrimas caíram dos meus olhos. A letra é forte, marcante e realista. Esse é um protesto contra um crime horrendo que na maioria das vezes é esquecido pelas famílias, autoridades e quase nunca tratado nas igrejas. Nessa canção Carfi conta com a participação da dupla Maria & Thalita – que de passagem fizeram uma ótima interpretação -, Jamba e a excelente rima do rapper Cacau, que se baseou nas palavras de Jesus, escrita no livro de Marcos, Capitulo 10, versículo 14, onde Ele diz: "Deixai vir os pequeninos porque dos tais é o Reino de Deus”. Ouça e reflita!!

Não perca a esperança, tenha fé e confie em Deus, pois no momento certo ele agirá. Ele é fiel. Espere que no tempo certo sua benção vai chegar. Essa é a mensagem de ÚNICA CERTEZA. Quando ouvir essa canção de melodia suave, "simples" e bela - destaco os violões e as pitadas do piano - você vai "andar nas nuvens" refletindo na fidelidade do Senhor. A parceria de Carfi e Luiz Arcanjo ficou ótima e tem lindo um sincronismo. É até difícil distinguir quem é quem, porque a tonalidade das vozes são bem parecidas, só que um “sobe” mais que o outro em certos momentos. Simplesmente fantástica!!

Única Certeza (adoração aivre) é o poslúdio. É a finalização da faixa anterior.

AMOR DO MEU HERÓI ganhou um vídeo clipe com ares futuristas, condizente com a produção pop do Jamba - que também foi responsável pela produção do vídeo. [Clique aqui para ver o vídeo] A batidas são envolventes, mas “sem muita potência”. Os sintetizadores fazem uma cobertura legal, deixando a música com uma sonoridade muito gostosa; gostei dos efeitos da voz – ou vozes. Nessa faixa Ton Carfi mostra sua verdadeira identidade musical. "Nada vai me afastar, nada vai me afastar do amor de Deus... do meu herói".

FILHO DE DEUS AMIGO MEU é mais uma declaração de dependência, amor e devoção ao filho de Deus. A canção versa sobre o cuidado que Jesus tem por nós, como um amigo verdadeiro, que podemos contar a qualquer momento e em qualquer circunstância. A música segue a mesma linha lírica e melódica de “Única Certeza”. Nessa canção Ton Carfi “solta” mais a voz e atinge notas altas, principalmente no início da segunda parte, onde é acompanhado por uma bela harmonia de cordas.

Em VOCÊ É O SONHO, Carfi mostra todo o seu romantismo. Acompanhado por um neo-soul "meloso", o cantor faz uma interpretação com efeitos de auto-tune/Voice box (e outros efeitos) em sua voz. A letra é poética e inspiradora, mas os efeitos tiraram um pouco do brilho da interpretação. Poderia ter sido mais natural. "Escute o som do amor"... "

Aptidão Musical é uma sátira do dia quando Carfi foi fazer o seu primeiro teste pra entrar no coral.

SOM DA VIDA tem uma “levada” dançante e uma batida empolgante. A vibe é a mesma de “Nossa Festa”. O r & b contagia, porém a letra não evolui, fica batendo na mesma “tecla” do inicio ao fim – “Prepare o seu coração que o show vai começar... deixe entrar na alma o som da vida” – e, novamente, os efeitos no vocal não são economizados.

HÁ UM LUGAR PRA MIM encerra o disco em tom de despedida, com uma balada sensacional. Com muitos melismas, Carfi mostra a potência de sua voz, sem os efeitos. A sincronia entre baixo, batera e piano ficou perfeita e os solos do baixo são incríveis. Os amantes do Smooth Jazz vão se encantar com essa canção. “Há um lugar pra mim, lá no céu, sim eu sei”...
fonte. Super Gospel

Lojas de CDs abrem espaço para música gospel

A música gospel tem dado bons resultados para a indústria fonográfica que passa por uma crise e queda de vendas devido a pirataria e aos downloads ilegais

Ao diminuir o número de vendas de CDs e DVDs esse fatores também prejudicam redes de lojas que passam a faturar menos com a venda desses artigos, a solução de muitas lojas está sendo investir em artistas evangélicos e católicos e anunciar em suas portas que há esse tipo de música sendo vendida em suas dependências.

Hoje muitas lojas de CDs possuem um aviso logo na entrada anunciando aos interessados pela música gospel que ali há CDs do tema sendo vendidos. Além disso grandes redes de supermercados e lojas de varejo possuem uma prateleira exclusiva para promover os artistas evangélicos. Uma vez que esse setor foi menos atingido pela pirataria, sendo o público que mais consume produtos originais.

A música gospel tem salvado o mercado brasileiro, por esse motivo não é raro ver canções evangélicas servindo de fundo musical em diversos estabelecimentos, mostrando que sim, a música gospel ganhou o gosto popular. Outra prova desse aceitamento pela parte da população está no espaço dado pela Rede Globo ao segmento, promovendo no final do ano o Festival Promessas, evento que reuniu nove grandes nomes da música gospel nacional.

Recentemente a gravadora Aliança começou a vender a coleção Louvores Inesquecíveis em grandes lojas varejistas como a rede Extra Híper. Nessa coleção formada por 10 CDs estão 160 músicas de clássicos da década de 70, 80 e 90. Para atrair o público a gravadora desenvolveu um display para promover a série, destacando nas lojas cada um desses produtos.

Quem circula por grandes lojas como o Extra Híper percebe que os títulos evangélicos não só de CDs como também de livros tem sido destacado entre as gôndolas, mostrando ao público que as redes estão oferecendo produtos segmentados, que atraem não só aqueles que são convertidos como também o público que aprecia a música cristã.

Fonte: Gospel Prime

Louve e Adore: Michelle Nascimento lança seu 1º CD pela Mk Music

A cantora Michelle Nascimento está lançando seu primeiro CD pela MK Music, intitulado de “Louve e Adore” o álbum marca esse novo momento na carreira dessa brilhante cantora que assim como toda sua família tem muita credibilidade no meio gospel.

Este é o quinto CD de Michelle que já completou oito anos de ministério. Produzido por seu pai, Tuca Nascimento, a cantora pode interpretar o estilo que marca sua carreira que é o louvor pentecostal. “Gosto de trabalhar com o meu pai porque ele é muito exigente. E comigo, então, mais ainda. Mas ele sabe o que sou capaz de fazer. E para Deus devemos superar nossos limites, sempre”, comentou a cantora sobre trabalhar com o próprio pai.

Open in new windowA canção que dá nome ao CD foi composta por Gislaine e Mylena e sonoramente produzida por Tuca Nascimento que acrescentou, de forma primorosa, elementos musicais que fizeram com que esse álbum se tornasse diferente, como o uso de cordas e tambores.

O repertório de Louve e Adore tem 12 faixas com algumas canções escritas pela própria Michelle em parceria com Michel e Mário Nascimento - “Dupla Honra”, Tuca Nascimento & Américo – “Adorne o Meu Coração”, Beno César & Solange Di César, Beto Rocha, Izael dos Santos e Marcos Nascimento também estão entre os compositores.

Da família Nascimento os cantores Wilian Nascimento e Rose Nascimento já tiveram álbuns lançados pela MK e a contratação de Michelle é vista como uma vitória pessoal e a realização de um sonho. “Louve e Adore” já pode ser adquirido em diversas lojas do ramo em todo o Brasil e também pela internet.

Fonte: Gospel Prime

Bispa Sônia, da Renascer, terá de devolver R$ 785 mil, decide TCU

O TCU (Tribunal de Contas da União) negou recurso e manteve a condenação da bispa Sônia Hernandes, uma das fundadoras da Igreja Renascer.

Ela terá de devolver aos cofres públicos R$ 785 mil e foi multada em R$ 100 mil.

As verbas questionadas foram repassadas pelo FNDE (órgão do Ministério da Educação) para a Fundação Renascer, entre 2004 e 2005, e deveriam ter sido usadas na alfabetização de jovens e adultos.

Na época, Sônia era a presidente da fundação. Foi instaurada uma tomada de contas especial, "em decorrência da inépcia da prestação de contas do convênio".

Segundo o TCU, houve saques na conta corrente do convênio sem identificação do destinatário dos recursos, entre outras irregularidades.

Procurada para falar sobre o assunto, a bispa não foi encontrada.

Fonte: Folha.com

Prisma Brasil consegue incentivo fiscal da Lei Rouanet

A banda Prisma Brasil se beneficiou da mudança na Lei Rouanet concedeu à música gospel status de "manifestação cultural".

A decisão do governo de considerar o gospel manifestação cultural, com direito a usar a lei de incentivo fiscal, já rende para os músicos do gênero.

A banda Prisma foi autorizada pelo Ministério da Cultura a captar R$ 1,968 milhão via Lei Rouanet para uma turnê com 26 apresentações.

"Fazemos shows como qualquer outro artista. Nossa atividade não é religiosa, mas cultural", diz Eli Prates, fundador da Prisma.

Lei Rouanet
Uma mudança na Lei Rouanet concedeu à música gospel status de "manifestação cultural". A alteração foi publicada no "Diário Oficial da União" no dia 10 de janeiro de 2012.

Em tese, a inserção do novo artigo garante que o segmento seja beneficiado pela lei de incentivo fiscal (que abate do Imposto de Renda parte do patrocínio à cultura), nos moldes de festivais como o Rock in Rio. Só há veto para eventos organizados por igrejas.

Fonte: Folha de São Paulo

NÃO PERCAM ESTA!!! OS MELHORES CURSOS ONLINE.